quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O ano passado senti que não tinha tempo para nada...
Para fazer o que queria, quando queria e tentava fazer tudo...
Falhando por vezes coisas com quem não queria faltar
Hoje propuseram me que administre o meu tempo de forma diferente
Inclusive atiraram me mais uma tarefa...

E pus-me a pensar como iria organizar tudo sem falhar nas coisas básicas

Fui buscar uma folha de papel A4 e escrevi:
Urgente / Importante / Quero fazer/ Gostava de fazer

Depois as atividades que tinha:
Família (sem horas definidas)
Casa (1h)
Trabalho (7h)
Universidade (sem horas definidas)
Movimentos Associativos com cargo (sem horas definidas)
Movimentos Associativos sem cargo (sem horas definidas)
Amigos (sem horas definidas)
Lazer (Ginásio) (1h30m)

Claro que me deparei logo com um problema...
Lazer... mas o ginásio é lazer ou é uma obrigação
É que eu gosto
e acima de tudo é para mim...
Tenho objetivos no ginásio... e até estou a atingir
e isso faz me ficar entusiasmada
Depois coloquei as horas diárias que gastava nas actividades
Depois o que era importante... e dei por mim a caracterizar tudo de importante...
Mas não podia ficar assim...
Assim ficou a seguinte escala:
Trabalho (sem trabalho não a casa, nem família, nem universidade, nem lazer)
Lazer (sem lazer não existe bem estar pessoal)
Família (sem família não existe estabilidade pessoal)
Movimentos Associativos com cargo (é a minha palavra)
Universidade (é puro desporto...é para mim e para mais ninguém.. é um forma de exercitar a mente... e não preguiçar)
Amigos (se eu não estiver bem não vou ser boa amiga e posso sempre conciliar os amigos com o lazer)
Administrar o tempo não é uma questão de contar os minutos dedicados a cada actividade: é uma questão de saber definir prioridades.

NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo o que precisamos e desejamos fazer,
porque não somos os únicos donos do nosso tempo.
O tempo é o único recurso distribuído entre todos sem discriminação...
o tempo concedido a cada um é de 24 horas por dia.
Mas por vezes esquecemos que um dia perdido
nunca poderá ser recuperado, estará perdido para sempre.

Ter tempo não significa não fazer nada,
significa conseguir fazer o que se quer.
Planear estrategicamente a vida:
1. objectivos
2. estratégia
3. decidir linhas gerais
4. criar planos tácticos
5. fazer o que tem que ser feito.
Mas se não soubermos onde queremos chegar, provavelmente nunca iremos lá chegar por mais tempo que tenhamos.

Assim o meu dia ficou mais ou menos organizado...
Agora convém ir controlando para ver se estou a cumprir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz me o que sentes